Incelença
de on outubro 20, 2013 dentro

As incelenças, também denominadas incelências, cantigas de guarda, cantigas de sentinela ou benditos de defuntos constituem uma forma de expressão musical típica de localidades do Ceará, Sertão Nordestino e cidades do Vale do Paraíba, ocorrendo também em outras localidades do Brasil.

São cânticos fúnebres, a fim de ajudar o morto a fazer a travessia. A execução de tais cantigas é feita sem acompanhamento instrumental, sendo, geralmente, puxada por uma ou mais vozes femininas, que cantam os primeiros versos de cada estrofe e às quais se segue um coro em uníssono, entoando os demais. Embora tenha sido, no passado, bastante comum nos velórios, a severa repressão policial, em parceria com o descaso das autoridades católicas, restringiu a ocorrência das incelenças às zonas rurais mais isoladas e distantes das grandes cidades.

No caso, essa música que compus é apenas uma homenagem ao tema, não representando uma incelença de fato. A inspiração veio depois de uma conversa com um amigo de Florianópolis cuja família é nativa e tradicional da ilha. Ele me explicou sobre outro costume antigo de homenagem aos mortos, chamado ‘Coberta da Alma’ [procure saber do que se trata…]. Fiquei impressionado e fiz esse tema.

Segue abaixo o meu arranjo solo para violão de 6 cordas, transcrita pelo violonista Júlio Cordoba.

[BAIXE AQUI A PARTITURA (PDF) DESSA MÚSICA]

———————————————————————————–
Composição / Violão de 7 cordas – Marcelo Portela
Contrabaixo acústico – Juampi Carranza
Filmagem e edição – Daniel Choma
Gravação, mixagem e finalização de áudio – Paulo Costa Franco
Produção Audiovisual – Câmara Clara
———————————————————————————–

Leave a Reply

Marcelo Portela, músico e compositor brasileiro | (48) 9883-85995 | contato@marceloportela.com.br